TOCAIA

IMPACTO SOCIAL

As ações da TOCAIA contribuem para um ambiente de fortalecimento das demandas sociais da população negra com compromisso e ética. 

O projeto Camisetas da Liberdade comercializa camisetas com mensagens conectadas ao universo do samba e das religiões de matriz africana a fim de financiar as atividades sociais da Tocaia, dentre as quais destacam-se as oficinas profissionalizantes ofertadas no sistema socioeducativo para adolescentes cumprindo medidas de internação. Os recursos angariados com a venda das camisetas também são utilizadas para a promoção das ações do projeto Samba pra Rua.

SAMBA
PRA RUA

é da TOCAIA

O Samba pra Rua é um projeto que tem em seus fundamentos e repertório a presença dos signos das religiões de matriz africana, representadas por Exu e Ogum. O grupo, conduzido por uma matriz inspirada na sabedoria das mulheres negras, circula pelos bairros de Salvador tratando de questões de saúde e educação, atreladas ao fazer cultural próprio das pessoas negras no Brasil.

É DA RUA!

É DA RUA!

É DA RUA!

O projeto tem a itinerância pelas ruas como uma de suas marcas, promovendo rodas de samba em diversos bairros de Salvador, dentre os quais destacam-se: Comércio, Pelourinho, Tororó, Curuzu e Rio Vermelho.

O RACISMO
NO BANCO DOS RÉUS

O Racismo no Banco dos Réus é um projeto de arte-educação composto por um espetáculo teatral, seguido de uma oficina de impacto. A peça é baseada na história de Francisco, último escravizado a ser condenado à pena de morte no Brasil. O caso real aconteceu em 1876, no município de Pillar, localizado no Estado de Alagoas.

O BRADO

O BRADO

O BRADO

O espetáculo ocorre no formato de um júri-simulado sendo Francisco o réu e o personagem principal. Seguindo a estrutura de um julgamento real, com a presença da promotoria de justiça, advocacia, testemunha e magistratura, são apresentados argumentos para o convencimento do júri, que é formado pela plateia.

Cabe, portanto, à plateia analisar as provas apresentadas e dar o veredito final, absolvendo ou condenando o réu. A peça assume uma dinâmica impactante, que envolve o público e provoca várias reflexões sobre o passado colonial e suas consequências para o presente, tratando da questão da cultura punitiva e do racismo.
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